P.I.T.E. - Rua Circular Norte, Évora (+351) 217 272 683 info@4operations.pt

Na Inteligência Artificial quem tem a última palavra?

O conceito que hoje conhecemos por Inteligência Artificial e que está presente mais do nunca no dia-a-dia de todos nós, é um fenómeno bem antigo e existe na sociedade desde há muitos séculos atrás. O seu aparecimento data de 250 a.C., quando Ctesíbio de Alexandria, um matemático e engenheiro grego, construiu a primeira máquina autocontrolada de que há história: um regulador de fluxo de água, cujo poder de análise e decisão dependia de uma máquina.

Apesar das grandes mudanças que o passar dos anos e a evolução tecnológica têm trazido, o principal objetivo desta tecnologia tem-se mantido intacto, sendo este o de ajudar o ser humano na automatização e independência de todos os seus processos, desde o mais básico do seu quotidiano, em que um robô/aspirador é capaz de tomar a decisão de realizar uma simples limpeza em casa, aos mais complexos, onde grandes algoritmos são capazes de diagnosticar doenças de alto risco.

Na Interfaces utilizamos a Inteligência Artificial na maioria dos processos e serviços que oferecemos aos nossos clientes, possibilitando-lhes aplicar tempo e recursos exclusivamente no desenvolvimento do seu negócio.

Onde e como utilizamos a Inteligência Artificial:

No processo de recrutamento e seleção, utilizamos a IA para comparar as expectativas e motivações dos candidatos inscritos na nossa base de dados com as características das vagas que os nossos clientes pretendem preencher.

Na geolocalização da fraude para os sistemas de transporte público de passageiros, utilizamos a IA através de computação em Machine Learning e Redes Neurais, para prever e contextualizar onde e quando a fraude irá ocorrer.

Estes são dois produtos onde utilizamos a Inteligência Artificial. Todavia e não obstante a nossa predisposição digital e tecnológica, continuamos a acreditar na importância do fator humano na utilização das nossas soluções.

Para concluir, é importante estar na vanguarda do mercado quando falamos de Inteligência Artificial, sendo este o propósito da nossa empresa. É verdade que a Inteligência Artificial pode vir a substituir algum do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Homem, no entanto, e pessoalmente, acredito que essa realidade será minimizada se estivermos preparados, enquanto seres humanos, para sermos cada vez mais conhecedores desta realidade e especializarmo-nos nas novas tecnologias, sem nunca eliminar a nossa participação e poder de decisão em todos os processos, pois, no final, a última palavra ainda é humana!

Missão

A nossa missão é aumentar a retenção no mundo dos transportes aproximando as expectativas e motivações dos candidatos com as condições oferecidas pelo mercado, construindo novas soluções para recrutar, formar e reter enquanto um ecossistema.

Ver mais